Que água usar no aquário? Uma das dúvidas mais frequentes entre iniciantes

Uma das perguntas mais frequentes entre os aquaristas de primeira viagem é que água devem utilizar em seus aquários. É uma dúvida que pode ser compreendida, pois cada região oferece um tipo de água, cada uma delas com características positivas ou negativas.

O grande vilão dessa história é o cloro presente na água que coletamos da torneira de nossas casas, adicionado pelas empresas de saneamento básico no tratamento da água para o abastecimento doméstico. O cloro é uma substância extremamente prejudicial aos peixes, por isso alguns aquaristas procuram substituir a água da torneira por outras ontes alternativas, como água de poço, água mineral e em alguns casos até água de chuva.

No entanto essa busca por outras fontes de água é dispensável pois a água da torneira de nossas casas geralmente tem os valores de pH e dureza bem próximos aos desejados pela aquariofilia. O cloro pode ser facilmente removido da água de forma econômica e eficiente, utilizando os chamados inativadores de cloro. Já as águas de poço e mineral possuem valores de pH e dureza bastante distantes dos esperados para o uso em aquários. A correção destas variáveis torna-se muito mais trabalhosa e cara em comparação à eliminação do cloro em água de torneira.

Antes de utilizar a água de torneira, deve-se testá-la para confirmar a presença de cloro. Para esta verificação, utiliza-se os chamados Cloro Tests, que indicam a presença ou não de cloro na água. Caso o teste indique a presença de cloro, este pode ser eliminado de forma fácil e eficiente com a aplicação de algum inativador de cloro, facilmente encontrado em lojas especializadas em aquários.

2 comentários em “Que água usar no aquário? Uma das dúvidas mais frequentes entre iniciantes

  1. Por favor. me ajude, não. consigo. manter. a água. limpa. apesar. de boa filtragem, e meus. peixes. estão. sempre. morrendo, tenho dúvidas. sobre. sifonagem, me ajude. por favor, me responda. pelo e-mail. edinho04be@hotmail.com

  2. Preciso de um apoio, pois tive alguns problemas que acabaram ocasionando a morte de alguns discos. O aquário é de 200 litros, plantado. Geralmente PH 6,4
    Faço TPA todas as semanas, tiro em média 40% da água, aproveito para podar e replantar as plantas. Geralmente PH 6,4.
    A água reposta é do chuveiro, aplico prime e recoloco aos poucos. Os peixes vem apresentando falta de oxigenação, pois ficam à flor da água. Geralmente desligo o aquecedor para reduzir a temperatura que geralmente está em 30 graus. Ao invés do PH elevar, ele fica mais ácido e a água da torneira é alcalina. Não sei se a questão de remexer o substrato pelo plantio acaba acidificando a água. Para corrigir coloco neutralizador.
    Dessa vez nada adiantou. Pois bem, nesse momento o KH é de 2 graus(água muito mole); o GH é de 3 graus, o PH mesmo após de 2 colheres de neutralizador está em 6,2, aplicadas de três em três horas 01 colher de chá; amônia em 3,5 graus.
    Que análise tenho desta água com as respostas obtidas? Que medidas adotar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>