Quanto pode custar um aquário? Custos de montagem e manutenção.

O custo de um aquário pode ser dividido em duas etapas: capital inicial para instalação e despesas futuras para a sua manutenção correta. Em termos de capital inicial, a diferença entre um aquário tropical e um aquário de água fria está na compra de equipamentos de aquecimento para o primeiro. Já o aquário marinho tropical custará muito mais, pois os peixes marinhos são bem mais caros do que os de água doce.

Entre as espécies de água doce, sejam elas tropicais ou de água fria, não há grande diferença de preço. Quanto às espécies marinhas, três fatores concorrem para elevar o seu preço: os exemplares mas bonitos são importados; não é fácil capturá-los e transportá-los; e como não se reproduzem em cativeiro a comercialização se torna muito mais difícil. A instalação de um aquário marinho envolve ainda outros custos extras: cascalhos de conchas e corais são mais caros do que a decoração usada em aquário de água doce (cascalho comum e plantas). O aquário marinho ainda depende de uma água de boa qualidade, que pode ser fabricada pelo aquarista ou comprada em lojas especializadas, ou ainda pega diretamente no mar, neste caso deve-se prestar muita atenção para não introduzir água poluída no aquário.

Uma vez terminada a instalação e colocados os peixes, o custo de manutenção não é alto, mesmo se tratando de um aquário tropical, que requer equipamentos mais caros. A iluminação, a bomba aeradora e o emprego de aquecedor com termostato para garantir a manutenção da temperatura correta, são itens que aumentarão um pouco a conta de luz. Há, no entanto, certos procedimentos que podem minimizar esse consumo, como apagar as luzes e uma vez atingida a temperatura correta, manter apenas aquecedores com poucos watts. Por outro lado, no que se refere à alimentação, você poderá até fazer uma certa economia, capturando ou cultivando alimento vivo para complementar a alimentação dos peixes.

Fonte: Animais de estimação – PEIXES – Manual prático ilustrado. Editora JBIG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>